COMISSÕES TEMÁTICAS E-mail
Escrito por Edna Matos   
Qua, 05 de Janeiro de 2011 14:55

As comissões temáticas foram constituídas no 9° encontro do FORTI, realizado nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2010, na Faculdade de Tecnologia da UnB, com o objetivo de segmentar as discussões e facilitar a elaboração de propostas para solução dos problemas nos principais temas ligados a área da tecnologia da informação e comunicação. 

 Gestão

Embora seja visto como um setor operacional, a tic em uma instituição apresenta uma função estratégica realizando ações como a modernização dos fluxos organizacionais, avaliando e implementando inovações tecnológicas. A tic não só sustenta as operações de negócio, mas também viabiliza a implementação das estratégias na organização. Percebemos que nas instituições de ept, de forma geral, há uma falta de sincronismo entre a área de tic e as decisões estratégicas institucionais. Partindo deste pressuposto a Comissão Temática de Gestão (CTG) tem por finalidade pesquisar e propor modelos de gestão para a área de tic das instituições ligadas ao CONIF, preocupando-se com o fiel cumprimento das normas vigentes.

Membros:

Luiz Pereira – Colégio Pedro II - Coordenador
Alex Fabiano de Araújo Furtunato – IFRN
Clidenor Ferreira - IFTM

Capacitação

A Comissão Temática de Capacitação tem por finalidade manter os gestores e colaboradores da área de TIC atualizados em novas tecnologias, sistemas e legislação pertinentes devido a necessidade  de atualização permanente  decorrente do dinamismo existente e da amplitude do conhecimento necessário para atuação nessa área e, principalmente, para atender a demanda crescente da Rede EPCT.

Membros:

Toniclay Andrade - IFS - Coordenador
Jonas Ferreira - IFAC
Helson Ferreira – IFAC

Infraestrutura

Pretende-se, com esta comissão,  criar modelos de estruturas e especificações técnicas com vistas a garantir condições adequadas de funcionamento de toda a infraestrutura de tic, considerando aspectos como confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade, atualização, padronização e atendimento às normas técnicas.

Membros:

Paulo Henrique Bezerra - IFPA - Coordenador
Carlos Tiago Garantizado - IFAM
Cláudio Antonio Costa Fernandes - IFMA
Emerson Mello - IFSC
Francisco Hamilton - IFSertão

Sistemas

A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação, por isso os sistemas automatizados de gerência das informações tornaram-se uma necessidade para as organizações, independentes de sua área de atuação. Com base neste pressuposto esta comissão tem por finalidade conhecer, avaliar e organizar as soluções de sistemas existentes, bem como incentivar o desenvolvimento colaborativo no âmbito da Rede epct.

Membros:


Fábio Macedo - IFRJ - Coordenador
Alexandre Leite - IFRS
Douglas Santana - IFG
Eduardo Leal - IFSP
Jadson - IFTO
Leandro Rodrigues - IFSudesteMG
Marcelo Roza - IFFarroupilha
Maurício Dourado - IFCE
Ronaldo Amaral - IFF
Romero Freire - IFBaiano
Saulo Leal - IFBaiano
 
Desenvolvimento: DTIC / IFPA - Tecnologia usada: Joomla!.