Coordenador de Infraestrutura do FORTI será palestrante no III Fórum RNP E-mail
Escrito por Edna Matos   
Qua, 06 de Agosto de 2014 16:31

O evento, que acontece de 2 a 4 de setembro, em Brasília-DF, é voltado para profissionais e fornecedores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), diretores de instituições de pesquisa, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos de instituições de ensino e colocará em debate o papel dessas tecnologias para atendimento das necessidades, alternativas e desafios atuais enfrentados pelos profissionais da área.

Um dos assuntos que será debatido na 3ª edição do Fórum RNP será a Cloud Computing. A RNP apresentará uma atualização de status e perspectivas sobre a sua estratégia para planejar, implantar e operar serviços em nuvem em colaboração com as universidades públicas brasileiras, institutos federais de educação e institutos de pesquisa, quando fará a proposta de construção de um modelo híbrido e federado.

Os debatedores discutirão sobre as necessidades, dificuldades e alternativas do uso de cloud computing na esfera das universidades e institutos federais, unidades de pesquisa e hospitais universitários. O que deve ser oferecido? O que priorizar? Quais desafios enfrentar? São perguntas que vem inquietando os gestores de TIC destas instituições, que aproveitarão o evento para encontrar as respostas.

A posição dos institutos federais de educação a respeito do uso de cloud computing será defendida por Carlos Tiago Garantizado, diretor de TI do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e coordenador da Comissão Temática de Infraestrutura do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (FORTI) .

Outro tema a ser abordado é Governança e Liderança. O evento contará com especialistas que falarão sobre diversos pontos que envolvem a questão, como boas práticas de governança pública; informação e transparência; a política de dados abertos do governo federal; usos e possibilidades da gestão da informação; práticas de governança e gestão de serviços de TIC nas universidades e institutos federais.

SOBRE A RNP- Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial da RNP, que conta também com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC).

Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença nas 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Local do evento: no Hotel San Marco (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, Bloco C, Asa Sul).
Mais informações: http://forum.rnp.br/home

Fonte: RNP

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 7 de 32
Desenvolvimento: DTIC / IFPA - Tecnologia usada: Joomla!.