Cresce a participação dos institutos federais nos fóruns da RNP E-mail
Escrito por Assessoria de Comunicação   
Sex, 05 de Setembro de 2014 19:06

A representatividade dos institutos federais de educação (IFs) foi destaque no III Fórum da RNP ocorrido em Brasília, entre os dias 01 e 04 de setembro de 2014. Diferente das versões anteriores do evento, este ano os IFs estiveram presentes, em número significativo, nas plenárias, painéis e palestras. Além dos representantes da área de tecnologia da informação participaram, também, profissionais da área de Telessaúde, tema específico do evento.

No primeiro dia do evento durante a as atividades do SIG fone@rnp, o analista de TI do campus de Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Rodrigo Lyra e o diretor de TI do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Emerson Mello, apresentaram casos de sucesso das suas instituições com a inserção no projeto de voz sobre IP da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), onde destacaram a economia nos gastos com ligações interurbanas após a implantação do sistema.

No painel "A nuvem que queremos" sobre cloud computing, os IFs estiveram representados pelo diretor de TI do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e coordenador da Comissão de Infraestrutura do FORTI, Carlos Tiago Garantizado, que traçou um esboço da implantação do serviço de cloud computing na sua instituição e apresentou as necessidades da Rede Federal de EPCT para esta categoria de serviços a serem disponibilizados pela RNP, afirmando que a prioridade da Rede é para o correio eletrônico.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif), Prof. Luiz Augusto Caldas Pereira, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), dividiu a mesa com seu colega o Prof. Targino de Araújo Filho, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em um importante painel sobre segurança e privacidade quando se discutiu o Marco Civil da Internet para o Brasil, além do decreto 8135/2013 e a portaria Interministerial 141/2014 que tratam da segurança na comunicação de dados da Administração Pública Federal (APF).

O Prof. Luiz Caldas, afirmou que “segurança é um princípio fundamental” e postulou que “o modelo de instituição que temos nos remete a pensar atentamente a questão da segurança da informação, com o cuidado, o compromisso e a responsabilidade de estarmos lidando com um acervo de conhecimento da sociedade brasileira”.

No mesmo debate, o Prof. Targino de Araújo Filho, citando o Acórdão 1200/2014 do Tribunal de Contas da União (TCU) que faz recomendações aos órgãos da APF sobre os cargos e funções da área de TI, advogou que, para garantir a implantação adequada de segurança de informação nas instituições de ensino, é preciso valorizar os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) dessas. “Temos de investir pessoal de TI, criar cargos com atribuições de cargos especiais para servidores que ocupam cargos nessa área”, disse.

Assim como nas edições passadas, o FORTI foi convidado a participar do Projeto Memória do Fórum que reúne os quatro segmentos de clientes da RNP: as universidades federais, os institutos federais de educação, as instituições de pesquisas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e os Pontos de Presenças da RNP nos estados. 

O objetivo do projeto é consolidar as demandas levantadas pela plenária nos debates. Durante todos os dias do evento representantes destes segmentos e colaboradores da RNP anotam todos os questionamentos, dúvidas e sugestões advindas dos palestrantes, painelistas e público em geral. Estas informações são consolidadas no documento de Memória do Fórum que além de subsidiar a organização do próximo fórum ajudará a RNP no direcionamento de suas ações.

Este ano o FORTI esteve representado por Edna Matos, diretora de TI do Instituto Federal da Bahia (IFBA) que solicitou o registro de algumas demandas, entre elas, a presença dos IFs no piloto do serviço de correio eletrônico a ser disponibilizado pela RNP para as universidades e institutos federais, o incentivo a uma maior participação de gestores da Rede de EPCT no próximo fórum e o incremento nas palestras relacionadas as ações do TCU e da Controladoria Geral da União (CGU).

Com informações de forum.rnp.br

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 6 de 32
Desenvolvimento: DTIC / IFPA - Tecnologia usada: Joomla!.