Reunião conjunta entre Forti, FDI e Conif define prioridades na área de TI para os Institutos Federais E-mail
Escrito por Assessoria de Comunicação   
Seg, 18 de Maio de 2015 10:56

O dia 15 de maio foi marcado por uma importante reunião para a área de gestão da Tecnologia da Informação (TI) das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT). Após um dia de debates, gestores de TI, pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e reitores membros da Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conselho de Nacional das Instituições da Rede Federal de EPCT (Conif) definiram uma agenda de trabalho prioritária para atender as demandas identificadas nas áreas de sistema, conectividade, gestão e capacitação até o final de 2015.

A padronização dos sistemas acadêmicos utilizados na rede tem sido uma preocupação constante e por isso, a Câmara de Desenvolvimento Institucional pretende encaminhar essa discussão no Conif para um esforço coletivo de se encontrar uma solução. O Presidente da Comissão de Sistemas Fábio Macedo (IFRJ) ressaltou, também, a necessidade de se levar em consideração o esforço já empreendido pelos institutos no processo de implantação dos seus atuais sistemas.

Uma questão que vem sendo perseguida há muito e que deve receber uma atenção especial para este ano, pela Comissão de Gestão do Forti, diz respeito à conformidade na contratação de bens e serviços de TI com o incentivo às compras coletivas entre as instituições.  Outro ponto importante discutido foi sobre a automatização do monitoramento de metas e indicadores de TI na Rede. Com isso, ficou definido que em 30 dias a comissão apresentará um plano de trabalho que será enviado à Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif para avaliação.

A Comissão de Capacitação do Forti e a Escola Superior de Redes (ESR) informaram que as vagas remanescentes dos contratos do Plano Anual de Capacitação (PAC) referentes aos anos anteriores, deixaram de existir sendo, as mesmas, inseridas no PAC 2015 com vigência até 2016. No total, serão disponibilizadas 1169 vagas para os técnico-administrativos e 86 vagas para os docentes envolvidos com a área de TI em cada instituição. Esse Plano trata da capacitação dos servidores da área de TI pela ESR, com todas as despesas custeadas pela Setec.

O encontro do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e da Comunicação - Forti acontece, pelo menos, uma vez por ano e tem por objetivo proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e integração dos Profissionais de Tecnologia da Informação dos Institutos Federais na busca de soluções conjuntas para os problemas mais comuns às instituições.

O Forti é coordenado pelo Diretor de Gestão da TI do IFB, Anderson Costa.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 32
Desenvolvimento: DTIC / IFPA - Tecnologia usada: Joomla!.